A intoxicação alimentar surge devido à presença de microorganismos, como bactérias e fungos, em alimentos contaminados. Em determinadas situações, é possível contrair essa intoxicação ao consumir água contaminada.
Alguns aspectos colaboram para a contaminação dos alimentos, como a inadequação na manipulação e higiene, bem como o armazenamento inadequado dos produtos alimentícios. Produtos químicos utilizados em agrotóxicos, podem infectar o alimento.
A maioria das infecções, são por infecção bacteriana, ocorre quando existe o contato de microorganismos prejudiciais à saúde humana quando entram em contato com a água e alimentos.
A contaminação pode ocorrer de maneira direta ou cruzada, quando a contaminação passa de um alimento para o outro na hora do preparo ou é transportada por insetos que tiveram contato com o alimento.
Segundo o Ministério da Saúde, existem cinco bactérias responsáveis pela infecção alimentar, sendo:
Escherichia coli
A bactéria está presente no intestino de animais como porcos e bois, tendo esses animais como os principais transmissores desta bactéria, além do leite não pasteurizado.
Salmonella
A Salmonella é uma bactéria geralmente encontrada em alimentos com origem animal, como carnes, ovos e leite.
O alimento pode ser contaminado ao entrar em contato com as fezes dos animais infectados.
Clostridium botullinum
A bactéria clostridium botullinum é responsável pelo tipo mais grave de infecção alimentar, o botulismo, que pode afetar o sistema nervoso.
A doença pode se apresentar de três maneiras:
O botulismo alimentar, causada pela ingestão de alimentos contaminados;
No botulismo intestinal as bactérias presentes no alimento se fixam na parede do intestino e se multiplicam;
E o botulismo infantil, frequente em crianças de três e 26 semanas, tendo como o principal causador a ingestão de mel.
Staphylococcus aureus
Essa bactéria está presente na pele e nas fossas nasais, ela não costuma representar risco a saúde humana diretamente, mas ela produz uma toxina que pode contaminar os alimentos e gerar a intoxicação alimentar.
Alimentos como ovos, peixes, massas folhadas, carne processada e leite, podem conter a bactéria.
Bacillus cereus
A bacillus cereus, também produz uma toxina que podem infectar os alimentos e consequentemente os seres humanos. A bactéria está presente no solo e costuma estar presente em alimentos como cereais, grãos e vegetais.
Sintomas e o diagnóstico
A intoxicação alimentar possui cinco sintomas, sendo febre, diarreia, falta de apetite, náusea e vômito e dores abdominais. Em situações graves pode ocorrer a desidratação e sangue nas fezes.
O diagnóstico da doença é feita por meio de exames laboratoriais e de fezes, segundo o Ministério da Saúde.
Caso esteja precisando de atendimento médico, procure a Santa Casa de Piên ou pelo telefone (41) 3632-1481.