Os vasos cerebrais são compostos por artérias e veias, como qualquer outro órgão do corpo humano. Diferentemente das veias, as artérias possuem mais músculos em sua parede, o que as torna mais resistentes.

Um aneurisma cerebral é caracterizado por uma dilatação na parede de uma artéria devido a uma fragilidade muscular em uma determinada região, que se expande ao longo do tempo sob a pressão do sangue. Com o passar dos anos, essa região frágil se torna cada vez mais irregular e suscetível a rupturas.

É possível que um aneurisma cerebral afete qualquer indivíduo, até mesmo crianças, porém é mais comum em adultos, sobretudo nas mulheres. Mulheres com mais de 55 anos apresentam maior probabilidade de desenvolver um aneurisma que pode resultar em um Acidente Vascular Cerebral (AVC), com risco 50% maior. De maneira geral, a taxa é de 3 mulheres para cada 2 homens portadores de aneurisma.
A incidência de aneurismas cerebrais é maior em indivíduos com idades entre 35 e 60 anos, embora também possam surgir em pacientes mais jovens e até mesmo em crianças. A maioria dos aneurismas se forma após os 40 anos.
O surgimento de um aneurisma cerebral está ligado a problemas de saúde como hipertensão arterial, tabagismo, acúmulo de placas de gordura nas artérias (aterosclerose), colesterol alto, histórico familiar e uma possível condição congênita que cause fragilidade em um vaso sanguíneo do cérebro.

Aneurisma cerebral assintomático?

Segundo estudos, acredita-se que entre 2% e 3% das pessoas saudáveis tenham aneurismas cerebrais. Com o aumento na realização de exames de imagem, seu diagnóstico se tornou cada vez mais frequente–mesmo que assintomático.

Existem casos em que se encontra um aneurisma em estágio inicial, ou seja, com baixo risco de sangramento. Desta forma, é possível realizar o acompanhamento médico e acompanhar os fatores de risco.

Dados sobre aneurisma cerebral

• 15% dos pacientes possuem múltiplos aneurismas;
  • 1 em cada 50 pessoas desenvolverá um aneurisma cerebral;
  • 1 em cada 5 pessoas que possuem um aneurisma cerebral desenvolvem outro;
  • 4 em cada 7 pessoas que se recuperam da ruptura de um aneurisma cerebral ficam com incapacidade neurológica grave;
  • Aneurismas cerebrais são mais prevalentes em pessoas de 35 a 60 anos;
  • Mulheres sofrem de aneurismas cerebrais na proporção de 3:2.

Como acontece com outras formas de acidente vascular cerebral (AVC), é viável prevenir, diagnosticar e tratar os aneurismas antes que ocorra a sua ruptura, contribuindo assim para preservar a saúde e a qualidade de vida do paciente.

A Santa Casa de Piên, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, possui uma estrutura completa e uma equipe especializada para auxiliar no momento em que você mais precisa. Conte conosco, ligue (41) 3632-1481.