Quantas vezes já lhe pediram para diminuir ou evitar a comida rápida? Mas sabe descrever os males que ela traz?
Ao falar em efeitos do fast food no seu corpo, é provável que a primeira coisa que lhe venha à cabeça seja engordar. Esse é apenas um dos perigos. Vejamos o que mais acontece, começando pelo que vem até 1 hora depois do lanche.
Os efeitos imediatos
O primeiro resultado vem no cérebro, em 10 minutos. Cria-se uma sensação de que as calorias trarão segurança em caso de falta de alimentos. Mas isso passa pouco depois.
Passados mais 10 minutos, vem o aumento do açúcar no sangue. Esse açúcar está nos pães dos sanduíches. A sensação que ele causa é de prazer e bem-estar, algo parecido com o que acontece com algumas drogas.
Ao se chegar a 30 minutos, o sódio do sal aumenta o risco de se ter pressão alta. Para diminuir esse risco, o corpo perde muita água. Isso pode fazer a pessoa achar que está com fome e ter vontade de lanchar de novo. Se isso se repetir muitas vezes sem parar, não será possível evitar o aumento da pressão.
40 minutos depois do lanche, aparece uma vontade de comer mais. Isso acontece por causa dos hormônios que diminuem o açúcar no sangue, causando necessidade de mais alimentos.
Por fim, passada 1 hora, é tempo de se pensar na digestão. Ela leva geralmente de 1 a 3 dias, mas com o fast food esse tempo pode ser maior, por causa do alto nível de gorduras e conservantes. Vale notar também a presença da gordura trans nos lanches. É a gordura mais perigosa, estando associada a problemas de coração, de peso, cânceres e diabetes.
E depois disso?
A longo prazo, a comida rápida pode causar:
- excesso de peso, causado pelas calorias;
- cansaço, pelo alto nível de carboidratos;
- aumento do colesterol, devido às gorduras trans;
- espinhas no rosto, causadas pelo açúcar no sangue;
- inchaço, efeito do sal, que causa acúmulo de líquidos;
- risco de câncer, não só por causa das gorduras trans, mas também de produtos químicos encontrados nos lanches.
Você não precisa eliminar completamente o fast food. Apenas faça seu lanche só de vez em quando. Talvez uma vez por semana ou por mês.
Mantenha uma rotina saudável. Equilibre sua alimentação e faça atividades físicas. Mas faça isso como achar melhor, sem se forçar a nada. Você verá que não é difícil.