Você já ouviu um estalo no joelho ao se levantar para andar? Teve medo de ser sinal de alguma doença? Vamos ver quando se preocupar com esse barulhinho.
O que causa o estalo?
Em geral, o que causa o estalo no joelho é o líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações. A entrada de ar nesse líquido gera pequenas bolhas que estouram com o movimento. Assim, ao se mexer a articulação, o barulho é normal e não representa necessariamente um problema de saúde.
Quando vira problema? Como tratar?
Se o estalo no joelho acontecer muitas vezes e vier junto com sintomas como dores, inchaço e dificuldade de movimento, pode ser alguma doença. Aqui estão algumas causas possíveis:
- Artrose: é uma doença degenerativa que vem do desgaste das articulações. Pode vir de uma pancada, batida ou avanço da idade. Os estalos podem ser um dos primeiros sinais dessa doença. Entre formas de tratamento, estão exercícios leves, bolsas de água quente ou fria e anti-inflamatórios.
- Lesão no menisco: os meniscos são cartilagens que têm o papel de amenizar impactos nas articulações. Lesionam-se devido a movimentos bruscos ou torções, durante atividades físicas. A princípio, o tratamento se faz com remédios, fisioterapia e bolsas de gelo. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.
- Obesidade: o excesso de peso gera sobre os joelhos uma carga maior do que eles aguentam. Por isso, é comum que haja dor no local ao caminhar ou fazer exercícios. Para esses casos, uma dica é consultar o nutricionista para indicar uma dieta com menos calorias. Exercícios leves, como caminhar no parque, também são essenciais.
Na dúvida, procure seu médico se os estalos no joelho estiverem frequentes. Evite estalá-los de propósito, pois o movimento forçado pode causar lesões.
A Santa Casa de Piên possui o serviço de Ortopedia. Tire suas dúvidas com a gente!
Marque sua consulta. Ligue (41) 3632-1481, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.
Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Hospital Madre Teresa, IOCB