É bem possível que você já tenha ouvido várias notícias de pessoas famosas que sofreram com parada cardíaca. De fato, essa condição é um alto risco de vida. Mas por que será? Como acontece? O que causa? Como tratar ou evitar?

O que significa?

Parada cardíaca é quando o coração para de bater, ou bate muito devagar. Daí, o bombeamento de sangue não consegue garantir o mínimo necessário de oxigênio ao corpo. Até por isso, a condição recebe também o nome de parada cardiorrespiratória.

Quais as consequências?

Os sintomas típicos são: falta de ar, suor frio, desmaio e dores no peito. Outros que podem aparecer são: dor nas costas, barriga ou cabeça, problemas de fala e formigamento no braço esquerdo. Tais sintomas costumam vir de forma rápida; por isso, há grande risco à vida.

O que causa a parada cardíaca?

São muitas as possibilidades que causam a parada cardíaca. As mais comuns incluem choque elétrico, insuficiência respiratória e problemas do coração, como arritmia e infarto. Outras existentes são afogamentos, AVCs e infecções graves.

Além disso, existem alguns fatores de risco para a parada. Entre eles, vício em fumo e bebida alcoólica, sedentarismo, histórico familiar, hipertensão, diabetes, obesidade e muita gordura no sangue.

Como tratar?

A parada cardíaca tem cura, porém o tratamento deve ser imediato. Se a pessoa ao seu lado não estiver respirando, é hora de chamar o médico quanto antes.

A ideia é retomar o funcionamento do coração ou acelerar os batimentos. Para isso, pode-se usar um desfibrilador ou fazer massagem cardíaca. Siga os seguintes passos:

• Chame pelo paciente, a fim de verificar se ele está consciente.
  • Aproxime seu rosto da boca e do nariz da pessoa ao lado, para ver se ela está respirando. Se sim, deite-a, chame o médico e confira frequentemente se a respiração continua. Caso ela tenha parado de respirar, chame ou peça a alguém que chame o médico, e então inicie a massagem cardíaca.
  • Ao fazer a massagem, comece colocando o paciente de barriga para cima em um lugar duro, como o chão ou uma mesa. Depois, coloque suas mãos no meio do peito da pessoa atingida, uma em cima da outra e com os dedos entrelaçados. Finalmente, dê empurrões sobre o peito da pessoa com os braços esticados. Mantenha a frequência de 2 empurrões por segundo, até que o médico chegue.

Previna-se!

É possível evitar uma parada cardíaca, controlando-se os fatores de risco. Fuja do fumo e do álcool. Tenha uma rotina de exercícios físicos.

Algumas pessoas devem ainda fazer exames do coração com frequência. Podem ser aquelas que têm diabetes, obesidade, alto nível de colesterol ou outro fator de risco. Além disso, recomenda-se que homens com mais de 45 anos e mulheres depois da menopausa tenham uma rotina de exames.

Na Santa Casa de Piên, contamos com o serviço de Cardiologia. Tire suas dúvidas com a gente!

Marque sua consulta. Ligue (41) 3632-1481, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.

Fontes de referência: VivaBem, Rede D’Or São Luiz, Medicar, Tua Saúde, R7, Abreu Cardiologia