As artérias são os vasos que levam o sangue oxigenado do coração para todo o corpo. Com isso, enquanto o coração bate, elas também pulsam. E é quando elas param de pulsar que acontece a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). Em vídeo disponível no canal da ISCMC no YouTube, o angiologista Dr. Galvane Bochi fala mais sobre essa doença.
Por que acontece?
Segundo o médico, a DAOP aparece por causa do acúmulo de placas de gordura e outras substâncias na parede das artérias. Essas placas se formam devido a várias condições. Entre elas, estão: pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade, falta de exercício físico e hábito de fumar. A doença tem frequência de menos de 2% em pessoas com menos de 50 anos e mais de 5% a partir dos 70 anos.
Os sintomas
O principal sintoma da DAOP, conta o Dr. Galvane, é a dor ou desconforto nos músculos da perna enquanto se caminha. Quando isso acontece, é comum a pessoa parar para descansar até que a dor passe. Como explica o profissional, o vaso entupido pela placa não consegue levar sangue até a perna. Em casos mais graves, a dor vem mesmo durante o repouso.
Além da dor ou desconforto nos músculos, podem surgir sinais na pele. Ela pode ficar fria, pálida e ter feridas bastante dolorosas que não cicatrizam. É possível também que haja perda de pelos.
Como descobrir
Se tiver algum sinal de DAOP, procure seu médico. Ele irá conversar com você sobre o que está sentindo. Em seguida, fará o exame clínico, para verificar os sintomas. É bem provável também que encomende exames de imagem, como ultrassom, tomografia e ressonância magnética.
O tratamento
A primeira coisa é controlar ou eliminar os fatores de risco, como o fumo e o diabetes. É possível também usar remédios para melhorar a circulação. Porém, se for um caso mais grave, será necessário cirurgia ou cateterismo.
Por isso, lembra o profissional, a prevenção é o melhor remédio. Segundo ele, o simples hábito de caminhar todos os dias pode evitar os transtornos que vêm com a doença. Manter o corpo em movimento ajuda na prevenção da DAOP e de muitos outros males.
Consulte seu médico regularmente. Conte com nossa equipe vascular!
Ligue (41) 3632-1481. Nosso endereço é: Rua Natal, 334.
Fontes de referência: SBACV-SP, Vascular SP, Manuais MSD