Você pode nunca ter ouvido falar em lesões ortopédicas, mas provavelmente conhece algumas delas. Essas são as lesões que atingem os órgãos que nos dão movimento, como os ossos e músculos, e são comuns no cotidiano de muitos brasileiros. Por exemplo, quando se quebra o braço ou a perna, ou se torce o pé. Essas lesões trazem prejuízos sérios à nossa vida, como impedir atividades físicas ou mesmo tarefas simples do cotidiano.

Vejamos então quais as mais comuns e o que fazer para evitá-las.

• Entorse: é quando o tecido que segura o osso se rompe ou se estende demais, causando dor e inchaço. Isso pode acontecer devido a um passo errado, uma queda ou durante uma atividade esportiva. Para evitar, você pode fazer alongamento antes do exercício, usar um calçado que facilite andar, ou não caminhar em terrenos irregulares.
  • Distensão muscular: é parecida com a entorse, mas acontece nos músculos e tendões. Causada por uso de muita força, seus sinais podem variar. Começa normalmente com uma dor forte, depois evoluindo para inchaço e dificuldade em se mexer. É outro mal se pode evitar com alongamentos. Faça-os antes de exercícios e longas caminhadas. Ao praticar um esporte, procure orientação de um profissional.
  • Luxação: acontece quando dois ossos se separam. A causa pode ser uma queda, pancada ou mesmo uma doença crônica. Procure ajuda de um profissional em suas atividades físicas. Se for um esporte de risco, aconselha-se o uso de equipamentos de proteção, como joelheiras e caneleiras.

O tratamento pode ser por meio de bolsa de gelo, descanso e remédios. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

A Santa Casa de Piên conta com o serviço de Ortopedia. Ligue (41) 3632-1481 e marque sua consulta.

Fontes de referência: Complexo Hospitalar de Niterói, Centro Médico Matsumoto, Hospital Madre Teresa, Manuais MSD