Você já ouviu dizer que deve lavar vegetais antes de comê-los? Mas sabe por que fazer isso? Veja mais sobre a importância da higiene de frutas, verduras e legumes. Confira também algumas dicas de como lavá-los.

A importância da higiene

Os vegetais são alimentos que têm origem no próprio meio ambiente. Por isso, é natural que carreguem vírus, bactérias e parasitas. Esses seres podem trazer várias doenças, como hepatite, cólera e infecção por Salmonella.

Além disso, quem os cultiva pode adicionar pesticidas e defensivos agrícolas. São substâncias tóxicas, como produtos de limpeza e outras que usamos muito. É como se tivesse detergente ou desinfetante na nossa comida.

Como lavar bem seus vegetais

Antes de lavar os vegetais, é importante lavar suas mãos, além de remover as partes danificadas dos alimentos. Depois, segue o passo a passo:

  • Use uma escovinha, sabão e água morna corrente para eliminar a sujeira mais visível.
  • Deixe os vegetais de molho, ainda com a casca (se tiverem). Use uma bacia ou tigela com 1 litro de água filtrada e 1 colher de bicarbonato de sódio ou água sanitária.
  • Lave seus alimentos com água potável, a fim de remover os produtos químicos que você usou e podem prejudicar sua saúde.

Algumas pessoas usam vinagre na higiene dos alimentos. Porém, ele não é a melhor opção. Há estudos que indicam que o vinagre não tem a mesma eficácia quanto a água sanitária.

Vegetais contaminados e doenças

Aqui estão algumas doenças que podem vir de vegetais contaminados:

  • Infecção por Escherichia coli: causada por uma bactéria, em geral tem quadros leves a moderados. Pode haver febre baixa e diarreia aquosa. Algumas pessoas podem chegar a ter sangue nas fezes.
  • Cólera: também tem como causadora uma bactéria. A diarreia aquosa é o principal sintoma e, se não bem tratada, pode causar desidratação.
  • Infecção por Salmonella: a bactéria está geralmente em animais, mas também pode aparecer em vegetais. Entre sintomas comuns, estão enjoo, dor de barriga, de cabeça e febre alta.
  • Hepatite A: de origem viral, não traz sintomas na maioria dos casos. Quando eles aparecem, alguns dos mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, enjoo, vômitos e desconforto abdominal.
  • Norovírus: um relatório dos EUA apontou que essa infecção é a principal causa de doenças em verduras contaminadas. O vírus causa uma gastroenterite, que traz vômito, diarreia e às vezes febre alta.

Previna-se. Higiene é saúde. A sua e a dos seus alimentos.

Fontes de referência: Tua Saúde, Drogarias Ultra Popular, Syngenta, Consul, VivaBem, LinkedIn, Biblioteca Virtual em Saúde, Hospital Israelita Albert Einstein