Nem sempre as pessoas se adaptam tão rapidamente a prática de esportes. Ir na academia, por exemplo, por obrigação pode parecer com que os exercícios sejam entediantes e incômodos. Ou mesmo, o pensamento de desistir e faltar as aulas pode ser catalisado por diversos outros fatores, principalmente após um longo dia de trabalho.

Se isso acontece com você, fique tranquilo. Isso é normal, quando se faz exercícios por obrigação. Um estudo feito no Rio de Janeiro e publicado em 2019 apontou que 64% das pessoas deixam a academia depois de três meses. Além disso, só 3,7% seguem nela por mais um ano. Os pesquisadores acreditam que um possível motivo é justamente o desconforto nos treinos.

E o que fazer? Não pense: “eu quero ter o corpo ideal, um físico de atleta. Eu preciso me exercitar.” Em vez disso, pratique esportes apenas por prazer. Você só se sentirá bem de verdade fazendo aquilo de que gosta.

Dicas

Não se preocupe com seu peso e medidas em geral. Pense nos exercícios como o fim, não o meio. E nas vantagens para saúde apenas como um bônus, um benefício extra.

Lembre-se: atividade física não é só esporte e academia. É tudo que faz você se mexer, sair do lugar. Até pular corda ou passear com seu bichinho.

Pare um pouco e pense: o que lhe dá prazer? Correr no parque? Andar de bicicleta? Nadar na piscina, no rio ou no mar? Pode ser até mesmo uma coisa que você não faz há algum tempo.

É possível que sua atividade preferida seja algo que você conhece de longe, mas nunca fez. Se for o caso, marque uma aula experimental. Pode ser pilates, ioga, lutas, natação, etc.

Procure pessoas que tenham interesses em comum com você. Que tal ver do que seus amigos gostam? Ou procurar na internet ou na sua cidade algum time para fazer parte?

Use roupas confortáveis. Prefira aquelas que o fazem se sentir bem, livre, leve e solto.

Não se sinta mal em errar. Todos nós erramos às vezes. Encare seus erros com alegria, sorria!

Você ainda encontrará o esporte ou exercício ideal. Não é difícil. Pense que vale a pena!

Fonte de referência: Mina