Os benefícios da corrida para a saúde são váris. E no último ano, um episódio especial comprovou ainda mais essa tese que relaciona o exercício com a longevidade. O médico e cientista Drauzio Varella, famoso por suas participações na televisão, conseguiu um feito que muitos consideram raro. Aos 79 anos, ele completou a Maratona de Londres em pouco menos de 6 horas. Com isso, completou as Marathon Majors, o circuito das 6 maiores maratonas do mundo.

Drauzio começou essa série ainda aos 50 anos, na Maratona de Nova York. Na época, ele estava dando seus primeiros passos no esporte e na corrida.

Mas será que quem corre, vive mais? Existe alguma relação entre corrida e longevidade? Neste texto, exploraremos alguns dos benefícios da corrida pra a saúde.

O que dizem os estudos

Já há vários estudos que comprovam que quem corre, vive mais e tem mais saúde. Um deles, feito na Austrália e publicado nos EUA, concluiu que a corrida diminui as chances de morte em até 44%. Os autores destacam que há benefícios para o coração, a respiração e a absorção de oxigênio. Além disso, dizem que correr combate osteoporose, estresse e ansiedade, aumenta o bom colesterol e diminui o ruim.

Outra pesquisa, feita por cientistas em Dallas (EUA), mostrou que uma hora de corrida regular pode aumentar a expectativa de vida em 7 horas. Com isso, correndo todos os dias, o aumento na expectativa pode chegar a três anos.

Dicas para correr e viver mais

Em qualquer esporte ou atividade física, há algumas dicas a se seguir para que tudo seja o melhor possível. Orientação médica e supervisão de profissionais da educação física são sempre bem-vindas. Assim, você evitará exageros na intensidade e no volume dos exercícios, que poderão lhe fazer mal. Já falamos aqui algumas dicas de como ter mais energia durante seu treino.

Diz o ditado: o apressado come cru. Logo, para quem nunca correu, o ideal é começar com uma caminhada leve e ir aumentando aos poucos. Dessa forma, o exercício vai ficando mais confortável, a respiração melhora e o coração vai se adaptando.

Também é bom pensar no que vai vestir e calçar. Uma dica para as roupas é preferir aquelas mais leves e de tecido respirável, como o algodão. Para os pés, recomenda-se um tênis confortável e com amortecimento.

E a alimentação? Também é importante, certo? Afinal, como diz outro ditado, saco vazio não para em pé. Existem muitas opções de comidas e bebidas para antes de uma corrida. Algumas delas: banana, aveia, pasta de amendoim, iogurte natural, chocolate amargo, macarrão integral, café, batata, beterraba, gengibre, ovo, linhaça, gengibre e frutas secas.

Boa corrida!

Fontes de referência: Dr. Jairo Bouer, Taeq