Sabemos que pessoas que buscam diminuir o açúcar dos alimentos recorrem a adoçantes. Colocam em suas bebidas produtos como a sacarina e o aspartame. Mas até que ponto isso faz bem à saúde?

Só cortar o açúcar não emagrece

Sim, trocar o açúcar pelo adoçante diminui as calorias e ajuda a emagrecer. Porém, só isso não adianta, se o resto não tiver equilíbrio. Por exemplo, quando você vai a uma lanchonete de comida rápida e pede um refrigerante sem açúcar junto com um hambúrguer e batatas fritas. Logo, a dica é ter um cardápio rico em frutas e vegetais, além de realizar exercícios físicos.

E o adoçante em si, pode trazer algum mal?

Muito se fala sobre o adoçante trazer mais males do que vantagens. Um desses males é o risco de câncer. Mas não há dados científicos suficientes para afirmar que ele existe.

A relação entre adoçantes e câncer foi objeto de um estudo publicado no início de 2022. Observou-se que pessoas que consumiam muito adoçante tinham mais risco de ter tumores. No entanto, não houve comprovação de que o adoçante tem ligação direta com o câncer.

Ainda não existe um consenso sobre prejuízos causados pelos adoçantes. Porém, vale aquela velha dica: tudo em exagero pode fazer mal. No caso do adoçante, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o excesso pode trazer dor de cabeça, mal-estar, mudanças de humor e diarreia.

Dicas para crianças

De forma básica, as crianças devem evitar os adoçantes. O problema está nas embalagens: elas indicam a presença de adoçantes nos alimentos, mas é comum que não mostrem a quantidade.

Assim, crianças diabéticas podem consumir, mas de forma controlada. Já aquelas com até 3 anos não devem usá-los em hipótese alguma, pois o aparelho digestivo ainda não está preparado.

Opções para diminuir o açúcar

Os adoçantes são feitos originalmente para diabéticos e obesos. Mas, com o tempo, saber dos males que o açúcar pode trazer tornou-se suficiente para incluí-los na alimentação.

Existem dicas para diminuir o açúcar sem usar adoçantes. Uma delas é colocar uma xícara de açúcar, em vez de duas, na preparação de um bolo.

Também vale observar as embalagens e rótulos. Confira os ingredientes e veja se há algum edulcorante, como estévia, xilitol ou sucralose.

Já para adoçantes de mesa, como Linea e Zero-Cal, o nutricionista Fabrício Ribeiro conta em entrevista ao VivaBem, que não há um cálculo específico. Segundo ele, algumas pessoas se contentam com apenas uma gota, enquanto outras preferem deixar mais doce. Sendo assim, a dica dele é só usar o necessário para quebrar o gosto amargo.

Fique tranquilo. Adoçante não é perigoso. Só fuja dos exageros.

Fontes de referência: VivaBem, Proteste