Você já ouviu falar em bursite? E sabe o que é essa doença?
Ela se chama assim porque é a inflamação da bursa. Mas o que é bursa? É um tipo de tecido que recobre os tendões, as estruturas que ligam os músculos aos ossos. Seu papel é diminuir o atrito, impedindo o choque ou o desgaste.
Os sintomas
É nos ombros que a bursite é mais comum. Com ela, pode vir aquela dor que nos impede até mesmo de levantar os braços para escovar os dentes ou estender a roupa. Cotovelos e joelhos estão também entre as partes mais atingidas. Além da dor, a doença pode gerar inchaço, vermelhidão, rigidez e fraqueza muscular.
Principais causas
Muitas delas são coisas comuns em nossas vidas. Aqui estão:
- movimentos e/ou esforços repetidos, no trabalho ou na prática de esportes;
- deixar as articulações apoiadas em locais duros por muito tempo;
- pancadas;
- doenças reumáticas (as que atingem ossos, músculos etc.), como a artrose;
- em alguns poucos casos, infecções.
O tratamento
É muitas vezes um trabalho conjunto, do médico ortopedista com o fisioterapeuta. A base do tratamento médico é a indicação de remédios para diminuir a dor e a inflamação. Em casos mais graves, pode-se fazer uma injeção ou infiltração.
Na fisioterapia, usam-se aparelhos para diminuir o incômodo, na fase mais aguda. Depois, fazem-se exercícios para se ganhar movimento e fortalecer os músculos.
Concluído o tratamento, o ideal é seguir trabalhando para deixar os músculos mais fortes. Melhorar a postura e fortalecer a coluna também ajudam. Por isso, é bom incluir em sua rotina exercícios como o pilates.
Previna-se!
Nunca é demais lembrar: prevenir é melhor do que remediar. Se seu trabalho envolve esforço repetitivo, uma breve pausa é sempre bem-vinda. Cuide da sua postura, não deixando que ela pese muito nas suas articulações. Tenha uma rotina de exercícios. Prepare seus músculos para o trabalho ou prática de esportes, com aquecimento e alongamento.
A Santa Casa de Piên é referência regional em ortopedia. Ligue (41) 3632-1481 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.
Fontes de referência: VivaBem, Toda Matéria, Drauzio Varella, Veja Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde, Clínica Fogaça