Indo à farmácia para comprar um remédio ou outra coisa, você já viu uma caixa de creme de arnica? E sabe para que ele serve? Vamos ver mais sobre as vantagens do uso de produtos dessa planta.

O que é arnica?

A arnica (Arnica montana) é uma planta herbácea, que pode atingir de 20 a 65 centímetros de altura. É nativa do norte, centro e leste da Europa, não se cultivando no Brasil. Cresce de forma natural nas montanhas, em especial nos Alpes.

Há plantas em nosso país de uso medicinal semelhante ao da arnica. É comum chamá-las de arnica-brasileira, mas elas não pertencem ao mesmo gênero da arnica verdadeira. Além disso, ainda é necessário aprofundar os estudos sobre essas plantas brasileiras. Por isso, o ideal é usar a original europeia.

Para que serve?

Devido ao seu poder anti-inflamatório, é uma opção no tratamento de diversos problemas comuns. Em geral, fala-se em feridas na pele, ou manchas roxas causadas por pancadas. Porém, essas são só algumas das principais indicações.

Pode-se usar os produtos da planta para tratar dores nos músculos, nas articulações e pós-operatórias. Varizes, hemorroidas, dores de dente, de gengivas e até problemas de calvície estão também entre os usos.

Como usar?

Há várias formas de uso da arnica. Uma delas é o chá. Se o problema for uma contusão, ferida ou mancha na pele, a dica é usá-lo em uma compressa. Já no caso de uma gengivite ou dor de dente, a opção é fazer gargarejos, como um enxaguante bucal. Cuidado: não engula.

A pomada de arnica tem indicação parecida com a da compressa de chá. Pode-se aplicá-la em uma mancha roxa, contusão ou ferida na pele.

Também se pode usar a planta na forma de tintura, feita com álcool de cereais. Além de manchas e contusões, é opção no tratamento de lesões musculares e dores nas articulações.

Por fim, existe o óleo de arnica. É possível usá-lo em manchas na pele, pancadas, torções, dores musculares e também em pernas inchadas.

Veja qual o melhor uso para o seu caso. E não se esqueça: nunca use remédios sem consultar o médico. Você pode contar com nosso serviço de Ortopedia.

Fontes de referência: VivaBem, Tua Saúde