Com o fim do verão, as temperaturas começam a cair pelo país. Você é sensível ao frio? Existem pessoas que sofrem demais com isso. Como? Vamos ver mais.
Alguns sinais de sensibilidade ao frio são: tremores, calafrios, dedos das mãos ou dos pés inchados e duros, pele inchada e avermelhada, vômito, dor de barriga e dores musculares. Tudo isso pode ter como causas algumas doenças e condições, entre elas: anemia, hipotireoidismo, diabete e problemas nos vasos sanguíneos, como a síndrome de Raynaud.
Quando procurar o médico?
Em alguns casos, é melhor buscar ajuda profissional. São os seguintes: se os sintomas não sumirem em alguns dias, se a pessoa estiver no grupo de risco para sensibilidade ou se já diagnosticada com ela em alguma outra vez. Você pode procurar um clínico geral, um endocrinologista ou o médico adequado para a doença que causa seus problemas com o frio.
Sou sensível ao frio; como tratar?
Primeiro, lembre-se que ser sensível ao frio não se trata de uma doença, mas consequência de algum mal ou condição. Descubra com seu médico o que o torna sensível e veja com ele qual o melhor tratamento para o seu caso. Se for fibromialgia ou anorexia, você pode ter de mudar seus hábitos alimentares e passar a fazer alguns exercícios físicos. Já no caso do hipotireoidismo e da síndrome de Raynaud, o tratamento é especial, podendo exigir uso de remédios.
Fontes de referência: Rede D’Or São Luiz, Minha Vida, Policlínica Granato