Uma das marcas da realidade impulsionada pela pandemia da Covid-19 é o home office. Sem poder sair na rua, pessoas passaram a trabalhar em suas casas. Mesmo com o fim do isolamento obrigatório, algumas pessoas mantêm essa rotina.

Não é por isso, porém, que os exercícios físicos perdem sua importância. É verdade que trabalhar em casa elimina alguns movimentos diários, como caminhar para ir ao escritório ou ir almoçar. Mas, manter o corpo ativo sempre é beneficial.

E são vários. Os exercícios liberam os hormônios da felicidade. Controlam a pressão arterial, evitando doenças como hipertensão, infarto, obesidade e diabetes. Turbinam as defesas do corpo. Melhoram a qualidade do sono. Garantem um envelhecimento mais saudável. Ajudam a melhorar a postura. E promovem a interação social, por meio da orientação por profissional de saúde e/ou de educação física.

Dicas de preparação e exercícios

Antes de tudo, é preciso escolher bem o seu local de trabalho. Sua mesa de jantar, por exemplo, não é boa opção. É melhor ter uma mesa própria para seu computador.

Feito isso, ajuste a altura da tela. Você pode usar um suporte para laptop ou uma pilha de livros. Ter um teclado e um mouse separados do computador será muito útil.

E vamos lá: aqui estão 5 exercícios que você pode fazer ao dar uma pausa no trabalho.

Olhe para cima. Pense que está agradecendo ao céu por ter sua vida e seu trabalho. Coloque as mãos sob o queixo em posição de oração e vá levantando devagar.

Tente a remada bilateral. Estique bem os dois braços para a frente e vá puxando para trás, como se estivesse remando um barco.

Dê uma espreguiçada. Estique os dois braços para cima, encaixando os dedos das mãos. Incline-se devagar para os dois lados.

Chute frontal. Levante e dobre uma de suas pernas. Dê um chute no ar: estique-a para a frente, deixando o pé levantado.

Eleve o tronco. Com as pernas esticadas, vá levantando os pés, bem devagar, até ficar só a ponta no chão.

Faça esses exercícios ao menos 15 vezes ao dia. Dê uma pausa de 10 minutos a cada 50 sentado. Isso fará seu trabalho ser mais produtivo. Lembre-se: ninguém é de ferro.

Fontes de referência: VivaBem, Boa Forma