Água é vida! Como você já deve ter ouvido falar, 70% do nosso corpo é água. Ela hidrata todos os órgãos que temos, além de ajudar a transportar os nutrientes e o oxigênio e a eliminar impurezas, por meio do suor e da urina.

Logo, se você bebeu pouca água durante o dia, é normal sentir dor de cabeça, sono, cansaço e não conseguir respirar bem. Mas quanta água devemos tomar? Será que a quantidade ideal é a mesma para todas as pessoas? E outras bebidas, também contam? Vamos ver isso agora.

O papel dos fatores individuais

Já lhe disseram alguma vez que você deve beber 8 copos d’água, de 250ml cada um, em um dia? Talvez esse não seja bem o seu caso. Devemos considerar que os corpos não são todos iguais. Há uma série de fatores individuais que podem definir quanta água é necessária: tamanho, idade, histórico de vida, temperatura externa e suor são alguns deles.

Por exemplo: uma pessoa que fez uma caminhada no parque em um dia de sol vai precisar beber mais do que uma que trabalhou em um escritório com ar condicionado. Quanto à idade, cada faixa tem uma quantidade ideal para cada quilo que pesa. Assim, um jovem de até 17 anos precisa de 40ml por quilo. Uma pessoa de 18 a 55 anos, de 35ml. Uma de 55 a 65 anos, de 30ml. E uma de 66 anos ou mais, de 25ml.

Olho na urina

Uma dica valiosa é prestar atenção na cor da sua urina. Se ela estiver mais transparente e com um amarelo mais claro, é sinal de que você está se hidratando bem. Não se preocupe se esse amarelo estiver mais escuro pouco depois de você acordar. Isso é normal, pois você não bebeu nada enquanto dormia.

E as outras bebidas?

Você agora deve estar se perguntando: será que outras bebidas podem substituir a água e ajudar a alcançar os litros necessários? Algumas delas sim, como sucos, chás e vitaminas.

Não só isso: ainda há algumas comidas que são ricas em água. São várias frutas e vegetais, como melão, melancia, laranja, chuchu, rabanete e tomate.

Mas atenção: há outros líquidos que merecem um cuidado especial. Um refrigerante com açúcar ajuda a hidratar, mas enche seu sangue de substâncias artificiais que não alimentam. Já bebidas alcoólicas, como cervejas, vinhos e drinques, são tóxicas se você exagerar nelas. Acontece que elas causam inflamação, a qual pode atrapalhar sua hidratação. Por isso, é bom tomar um copo d’água depois do álcool.

Dica final

Não se prenda a um número de litros de água por dia, se não acha que vai atingi-lo. Só faça o básico: beba água se estiver com sede.

Fontes de referência: Mina, Tua Saúde