A panturrilha é a parte de trás da perna, sendo conhecida popularmente como batata ou barriga da perna. Dores nela podem aparecer em qualquer idade. São muitos os motivos para isso, sendo atividades físicas os mais comuns. Mas, às vezes, isso pode ser mesmo uma doença.

E quando? Vejamos alguns casos.

Circulação do sangue

Esse problema é comum em pessoas mais velhas ou que não fazem exercícios físicos. Pode acontecer também em mulheres grávidas, sobretudo no fim da gestação, e em pessoas que acabaram de fazer cirurgia. Não se trata de um caso urgente, mas pode ficar difícil andar.

Para tratar, você pode fazer alongamentos, usar meias elásticas, não ficar muito tempo sentado ou de pé e diminuir o sal na comida.

Trombose

A dor pode ser efeito de uma trombose venosa profunda, problema mais comum em idosos. Se sua perna estiver doendo, inchada e dura, isso pode ser trombose.

Nesse caso, deve-se ir ao médico para confirmar a doença e ver como ela será tratada. Podem ser necessários remédios ou até uma cirurgia.

Varizes

Varizes são veias dilatadas que aparecem abaixo da pele e ficam visíveis a olho nu. Se aparecerem muitas delas, ou se forem muito grandes, a panturrilha pode doer com frequência. A pessoa pode ainda sentir as pernas pesadas e cansadas.

O tratamento pode ser por meio de remédios, meias elásticas e atividades físicas regulares. Entre outras opções, estão escleroterapia, terapia a laser e cirurgia.

Cisto de Baker

É uma bolinha que aparece em geral atrás do joelho, que pode causar dor ao movimentá-lo. Essa dor pode se estender para a panturrilha.

A dica para tratar é fisioterapia, meias de compressão e gelo.

Celulite

A celulite infecciosa acontece quando bactérias penetram no fundo da pele, através de um corte, ferida, úlcera, bolha ou até uma micose nos pés.

Pode atingir qualquer parte do corpo, incluindo as pernas. É uma possível causa de dores fortes na barriga da perna, fazendo ainda a pele ficar inchada e vermelha.

Se achar que pode estar com essa celulite, não perca tempo: procure o médico. Ele poderá recomendar antibióticos ou mesmo internação no hospital.

Tendão de Aquiles

O tendão de Aquiles é a estrutura que liga os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar.

São muitas as razões possíveis para que essa estrutura se rompa. Algumas delas são exercícios repetitivos e cansativos, excesso de peso, falta de atividade física e mau uso de alguns remédios. Daí, pode aparecer dor na batata da perna e isso causa grande dificuldade para andar.

Se o tendão se romper, é melhor ir ao hospital e colocar gesso no pé. Dependendo do caso, pode ser necessária uma cirurgia.

Gravidez

Quando uma mulher está grávida, é normal sentir dor na panturrilha, pois o sangue se acumula nas pernas. Isso acontece mais durante a noite.

A dica é deixar os pés levantados ao se deitar. Assim, o sangue circula melhor e a dor diminui.

Corridas

Dores causadas por corridas são, em geral, resultados de problemas nos músculos.

Se estiver correndo e sua panturrilha doer muito, pare um pouco. Faça alongamentos no músculo atingido. Sente-se no chão, estique bem as pernas e aponte os dedos dos pés para o seu nariz.

Mas pode ser que a dor seja algo mais leve e suportável. Nesse caso, pode ser que você não esteja acostumado ao exercício. Assim, à medida que for treinando mais, o incômodo vai sumindo.

Resumindo

Se de repente sua panturrilha doer muito, ou se uma de suas pernas estiver inchada, dura ou vermelha, procure um médico ou pronto-socorro. O mesmo vale se sentir alguma dor e ela não for embora em 3 dias.

Você pode tratar a dor fazendo massagens, alongamentos, ou colocando uma bolsa de gelo na barriga da perna. Beba muita água e consuma alimentos ricos em sódio e potássio, como banana e água de coco. Algumas horas de repouso também ajudam. Se precisar de algum remédio, veja com seu médico qual o melhor para você.

Fontes de referência: Tua Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde, Dermaclub, Drauzio Varella