Você está com dor de barriga? Sinais de azia? Enjoo e vômitos? Está sem apetite? Sente sua barriga cheia, mesmo sem ter comido nada?

Pode ser gastrite. Vamos então ver mais sobre ela.

A gastrite é uma inflamação que aparece no estômago. Entre as possíveis causas, estão uso prolongado de AAS (o ácido da Aspirina) e anti-inflamatórios, bebidas alcoólicas e fumo. Ela pode ainda ser resultado da ação de uma bactéria ou até da defesa do corpo em células saudáveis.

Podemos dividi-la em cinco tipos principais. Vamos saber mais sobre cada um deles.

Gastrite aguda

Esse tipo surge de repente e sua principal causadora é a bactéria Helicobacter pylori. É um micróbio que pode estar em água e alimentos contaminados. Ao entrar no corpo, ela se instala no estômago e daí vem a doença.

Alguns sintomas são dor de barriga, enjoo, vômito repentino e mal-estar. O tratamento pode ser por meio de remédios para aliviar esses sintomas e para matar a bactéria. Também se pode fazer atividades físicas e mudar a alimentação, comendo mais vezes por dia e fugindo do excesso de condimentos (ketchup, mostarda etc.)

Gastrite nervosa

Mais comum em mulheres, aparece em situações de medo, ansiedade e fácil irritação. Quem tem esse tipo, pode sentir azia, estômago cheio, arrotos frequentes e ataques de vômito.

Para tratar, pode-se usar remédios como calmantes e antiácidos, e também calmantes naturais, como chá de camomila e flor de maracujá. Na alimentação, uma dica é eliminar cafés, chocolates e bebidas com gás. Exercícios físicos ajudam a diminuir o estresse e o nervosismo, assim como atividades relaxantes (ioga, meditação) e boas noites de sono.

Gastrite crônica

É quando os sintomas duram por muito tempo e a inflamação do estômago vai aumentando pouco a pouco. Na fase final e mais grave, quando a parede do estômago está quase toda destruída, pode vir até um câncer. Esse tipo é mais comum em idosos que tomam remédios todos os dias.

Os principais sintomas são sensação de queimação, mal-estar, indigestão, gases, barriga inchada e vômito. Além deles, podem aparecer úlceras, feridas na parede do estômago que podem causar muita dor.

Remédios como antibióticos e antiácidos podem ajudar a combater a doença. Também pode ser necessário tomar suplementos de vitamina B12.

Gastrite enantematosa

É uma inflamação em uma camada mais profunda da parede do estômago. Pode aparecer devido àquelas causas mais comuns já citadas – fumo, álcool, bactérias, remédios, erros da imunidade.

Tem sintomas parecidos com os dos outros tipos, incluindo indigestão, gases, mal-estar e vômitos. Quem tem essa gastrite pode tomar antiácidos e diminuir o nível de gordura, doces e cafeína.

Gastrite eosinofílica

Mais frequente em pessoas com histórico de alergias, é a inflamação causada pelo aumento de células de defesa no estômago. Daí surgem sinais como azia, enjoo e vômito. O tratamento é à base de remédios corticoides.

Previna-se!

Reserve horários para refeições tranquilas. Mastigue bem sua comida. Prefira frutas, verduras e carnes magras.

Fuja do cigarro. Evite analgésicos e não tome café nem bebidas alcoólicas, ou sua doença vai piorar.

Se achar que tem sinais de gastrite, converse com seu médico e veja qual o melhor tratamento para seu caso.

Fontes de referência: Rede D’Or São Luiz (1) (2), Drauzio Varella, Tua Saúde (1) (2), Bronstein Medicina Diagnóstica, Cuidados pela Vida