Sabe aquela porção de sangue que coagula nas veias e as entope? Isso pode ser uma doença, a trombose venosa profunda (TVP).
Em vídeo disponível no canal da ISCMC no YouTube, o angiologista Dr. Galvane Bochi conta mais sobre essa doença.
Ele lembra que nosso corpo tem as veias superficiais, que podemos ver em nossos braços ou na parte de trás das mãos. Mas a TVP acontece nas veias profundas, que ficam próximas aos ossos e entre os músculos. São mais grossas e têm o papel de levar o sangue ao coração.
A doença consiste na formação de coágulos dentro dessas veias, chamados de trombos. Eles aparecem quase sempre nas pernas, sobretudo na panturrilha. Podem causar dois grandes problemas: insuficiência venosa crônica e embolia pulmonar.
Insuficiência venosa crônica
É uma consequência que leva mais tempo para aparecer. Prejudica a circulação do sangue, pois destrói válvulas nas veias que ajudam a levá-lo até o coração. Daí, a pele pode ficar inchada, cansada, mais dura e escura. Um sintoma ainda mais grave são as úlceras na pele, feridas de difícil tratamento.
Embolia pulmonar
É quando o trombo se desloca até o pulmão. O músculo de origem do coágulo pode endurecer. Além disso, pode ocorrer falta de ar, dor no peito e até a morte da pessoa.
De onde vem?
A principal causa da trombose venosa profunda é a falta de movimento. Isso pode acontecer devido a uma cirurgia ou doença que obriga a pessoa a ficar na cama. Mas também pode ser consequência de não se fazer exercícios físicos e ficar muito tempo sentado ou deitado.
O excesso de peso e o hábito de fumar também são fatores de risco. Outra possível causa é o uso de hormônios por mulheres, seja na menopausa ou para não engravidar. Por isso, é importante procurar o médico antes de usar esses hormônios e qualquer remédio.
Quando procurar o médico? E o que ele fará?
Se sua perna estiver dolorida, dura, inchada e quente, e seu pé arroxeado, é a hora de procurar o médico. Ele fará análise dos sintomas e poderá encomendar exames de sangue e de imagem (ecodoppler).
O tratamento é à base de remédios anticoagulantes. Eles impedem que os coágulos cresçam e permitem que o próprio corpo desentupa a veia. Muitas vezes, os médicos indicam meias elásticas que fazem pressão nas pernas e facilitam a circulação.
Previna-se!
Nunca é demais lembrar: é melhor prevenir do que remediar. Mantenha o peso ideal, não fume e não exagere em bebidas alcoólicas. Faça exercícios, não fique muito tempo deitado, sentado ou em pé. Uma caminhada em casa ou ao ar livre é uma boa opção. Aqui você encontra algumas dicas sobre como os exercícios e uma boa alimentação contribuem para a saúde do nosso corpo. E, se precisar, faça exames médicos regularmente.
Na Santa Casa de Piên, contamos com serviços de angiologia e cirurgia vascular. Ligue (41) 3632-1481 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Rua Natal, 334.
Fontes de referência: Drauzio Varella, Incor Rio Preto, Metrópoles, SBACV-RJ