A tendinite é a inflamação dos tendões. Eles são as estruturas que prendem os músculos aos ossos. Então, o que essa inflamação causa? De onde ela vem? O que fazer para tratá-la?

Os sintomas

A tendinite, em geral, aparece nos ombros, joelhos, cotovelos, punhos e tornozelos.

Naturalmente, o principal sintoma é a dor no local do tendão atingido. Essa dor pode piorar ao se movimentar o local. Além dela, podem aparecer:

  • dor que se espalha para outras partes do corpo;
  • dificuldade com movimentos que exigem precisão e delicadeza;
  • contrações musculares;
  • perda de força;
  • inchaço, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

Possíveis causas

A lesão por esforço repetitivo (LER) é a principal causa da tendinite. Ela acontece ao se usar muitas vezes uma certa parte do corpo. Por exemplo, os braços e mãos, usados ao se escrever ou digitar. Quando uma pessoa executa seu trabalho em posição desconfortável ou não faz pausas, há risco de ter a doença.

Vivemos a era digital, do uso comum de celulares e aparelhos. Isso faz a tendinite nos pulsos ser a forma mais comum. Daí, vale destacar, fica mais difícil mexer os pulsos. Os ombros podem assim se movimentar mais, e assim também ter inflamação.

É possível também que a tendinite seja consequência de uma doença autoimune. Por engano, as defesas do organismo podem atacar os tendões saudáveis.

Entre outros fatores que podem levar à inflamação, estão o envelhecimento, o excesso nos exercícios físicos e o peso acima do ideal.

Descobrindo e tratando

Para descobrir e tratar a tendinite, os profissionais mais recomendados são o ortopedista e o fisioterapeuta. Eles farão o diagnóstico por meio do seu histórico e de exames físicos.

O tratamento inicial se faz com remédios, em especial os analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor. Em seguida, é necessário dar descanso às partes afetadas. Isso significa uma pausa nas atividades que causaram a inflamação. Há casos em que o profissional indica a imobilização da área, com o uso de objetos como talas e tipoias.

Aplicar bolsas de gelo ou de água quente pode também ajudar na recuperação. E não se esqueça: nada de se tratar sozinho ou tomar remédios por conta própria. Apenas um especialista saberá indicar o melhor tratamento.

É normal que, mesmo depois do alívio dos sintomas, o tratamento continue com sessões de fisioterapia. Elas ajudam a fortalecer os tendões e recuperar os movimentos, para evitar novas lesões.

Previna-se!

Não é difícil evitar a tendinite. Primeiro, é importante garantir uma posição confortável no local de trabalho, adaptando móveis e instrumentos. Pausas breves também são sempre bem-vindas, pois ninguém é de ferro.

Mas a melhor forma de prevenção é fazer alongamentos e exercícios moderados. Isso tornará seus músculos mais fortes. Lembre-se de pedir a orientação do seu fisioterapeuta.

A Santa Casa de Piên possui o serviço de Ortopedia. Venha tirar suas dúvidas com a gente!

Marque sua consulta. Ligue (41) 3632-1481, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.

Fontes de referência: Rede D’Or São Luiz, VivaBem, Hospital Israelita Albert Einstein, Fleury, Veja Saúde