Podemos listar 3 sintomas como os mais comuns em crianças: tosse, vômitos e dor de barriga. Nem sempre é fácil investigar a causa deles. Afinal, são muitas as possíveis, das mais simples e corriqueiras às mais graves. Por isso, vamos entender o que esses sintomas podem dizer sobre a saúde das crianças e como tratá-los adequadamente.
Tosse
Há casos de tosse aguda, que dura até 4 semanas, e de tosse crônica, com duração ainda maior. A principal causa dos casos agudos são viroses respiratórias. Como exemplos dessas doenças, temos a asma, bronquite, coqueluche e covid-19.
Se houver infecção por vírus, a tosse é um mecanismo de defesa para expulsar o micróbio invasor. Pode vir às vezes junto com febre e catarro.
Vários outros fatores podem provocar tosse. Um deles é o refluxo gastroesofágico, isto é, quando a comida do estômago volta para logo abaixo da garganta. Também merecem destaque os engasgos, locais onde há fumantes e a mudança radical de temperatura ambiente.
Por fim, existe a tosse causada por alergias, como o ar poluído. Ela não vem junto com febre e outros sintomas.
O primeiro passo para tratar a tosse é investigar a causa. Só assim o médico poderá indicar o melhor tratamento. Vale lembrar, nem sempre tosse é sinal de doença. A dica é observar se há outros sintomas, como febre, falta de ar, catarro ou gritos depois de tossir.
Vômitos
O vômito é um dos sinais de que algo não vai bem dentro do corpo. No caso das crianças, indica uma agressão ao sistema digestivo. Essa agressão pode vir de uma infecção ou de um processo inflamatório. Se há uma infecção por vírus ou bactéria, depois de vomitar, a criança pode ter febre, diarreia e cólicas.
Em casos de vômito, a primeira coisa é manter a calma e acalmar a criança. Não ofereça a ela nada de comer ou beber.
Ao vomitar, qualquer pessoa perde muito líquido. Por isso, a desidratação é o risco que merece maior atenção. Observe a quantidade de vômito que a criança elimina por vez. Se necessário, inicie a reposição com soro caseiro, ou consulte as opções de hidratação disponíveis na farmácia. Não deixe de consultar um especialista, para ver qual a bebida, quantidade e hora ideais.
Há ainda outros sinais de alerta a se observar, como urina grossa, choro sem lágrimas ou boca seca. Se algo assim aparecer, consulte o médico o quanto antes.
Finalmente, retome a ingestão de comidas e bebidas aos poucos. Ofereça pequenos goles de água ou suco natural. Prefira comidas leves, como frutas e papinhas em potes.
Dor de barriga
A dor abdominal pode indicar desde algo mais comum, como prisão de ventre, até coisas mais graves, como apendicite. Se ela aparecer, os pediatras dão a velha dica de sempre: nada de remédios por conta própria. Sem a orientação pediátrica, eles podem esconder outros possíveis sintomas.
A barriga está doendo muito ou por muito tempo? Outros sintomas apareceram, como suor, alterações nos batimentos do coração ou pressão baixa? Não tenha dúvida: procure logo ajuda médica.
Na Santa Casa de Piên, contamos com o serviço de Pediatria. Tire suas dúvidas com a gente!
Marque sua consulta. Ligue (41) 3632-1481, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.
Fontes de referência: VivaBem, Instituto Pensi, Copass Saúde, Paranashop, Tua Saúde, Farmácia Rosário