Qual o melhor horário para fazer atividade física? Bom, não tem um melhor para todos. Afinal, cada pessoa possui seu próprio ritmo e sua rotina. Mas saiba que treinar pela manhã traz vários benefícios. Vejamos quais são, e também algumas dicas para um treino melhor.
Livre desde cedo
Se vai treinar pouco após levantar da cama, você estará livre para concretizar o resto. Não precisará se preocupar em não poder trabalhar, estudar ou descansar no fim do dia. E tem mais: não fará seu treino depois de um dia cheio e cansativo, e assim terá mais disposição para encarar os exercícios.
Melhora a saúde mental
Os exercícios ajudam a liberar os hormônios da felicidade. A endorfina e a serotonina ajudam a ter mais disposição, bom humor e concentração. Isso ajuda a ter mais ânimo e otimismo durante o dia, além de proteger do estresse e da ansiedade.
Você dorme melhor
Fazer exercícios de forma regular ajuda a dormir mais. Treinar de manhã tem a vantagem de não atrapalhar seu sono produzindo substâncias no corpo que geram excitação.
Suas escolhas são mais saudáveis
A energia e disposição trazidas pelo treino de manhã podem levar a escolhas mais saudáveis durante o dia. Assim, será mais fácil trocar um hambúrguer por um sanduíche natural, ou o elevador pela escada.
Diminui a pressão arterial
Um estudo mostrou que treinar de manhã pode ajudar quem tem hipertensão. Os participantes treinaram às 7h, 11h e 19h. Aqueles que treinaram no primeiro horário tinham 10% menos pressão pós-treino.
Dicas para treinar de manhã
- Defina um horário de sono. Você poderá ter mais facilidade para dormir e mais disposição ao acordar se tiver uma hora certa para o sono.
- Fuja dos “5 minutinhos”. Evite aquela prática de dormir um pouco mais, ao chegar a hora de acordar. Ela confundirá seu cérebro, trará mais cansaço e poderá fazê-lo perder a hora.
- Respire e se alongue. Ao acordar, respire fundo. Faça um alongamento, deitado ou sentado. Durante o exercício, feche os olhos e pense em coisas boas. Assim, seu corpo estará mais oxigenado. Isso melhorará os níveis de energia e a circulação do sangue.
- Beba água ao acordar. Enquanto dormimos à noite, tendemos a perder cerca de 1 litro de água. Por isso, beber ao menos 1 copo ao acordar é uma ótima dica. Evita tontura e cansaço, pois a água conduz oxigênio aos músculos e ao cérebro.
- Deixe o sol entrar. Há um hormônio chamado melatonina, que nos leva a ter sono. Produzimos essa substância quando o dia escurece. Já pela manhã, a luz do sol interrompe a produção. Por isso, ao acordar, abra um pouco a cortina do seu quarto. Se ainda não estiver bem claro na hora de levantar, você pode usar uma fonte artificial, como uma lâmpada de LED.
Siga seu ritmo e aproveite os benefícios!
Fontes de referência: VivaBem, Vitat, Purepeople, Ukor