A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como Pressão Alta, é uma doença crônica que, em 90% dos casos, é herdada pelos pais. Existem também outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença, como o estilo de vida adotado.

Essa doença é identificada pelo nível de pressão do sangue nas artérias, ocorrendo quando a pressão atinge ou ultrapassa os 140/90 mmHg (14/9). A pressão elevada sobrecarrega o coração, exigindo um esforço maior do que o normal para garantir a adequada circulação sanguínea no corpo. A hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças graves, como acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca.

Algumas situações que podem contribuir para o desenvolvimento da doença:

  • Fumo;

  • Consumo de bebidas alcoólicas;

  • Obesidade;

  • Estresse;

  • Elevado consumo de sal;

  • Níveis altos de colesterol;

  • Falta de atividade física.

A hipertensão atinge pessoas diabéticas, pessoas com idade avançada e existe uma grande incidência em pessoas negras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge um a cada três adultos em todo o mundo, somente no Brasil, o número de óbitos é de 388 pessoas diariamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu primeiro relatório sobre os efeitos globais causados pela pressão alta, publicado em setembro de 2023, cerca de quatro a cada cinco pessoas que possuem hipertensão não receberam tratamento adequado. Caso os países consigam suprir essa deficiência na cobertura, cerca de 76 milhões de mortes poderão ser evitadas entre os anos de 2023 e 2050.

O número de pessoas que convivem com hipertensão ou tomam remédios para controlar, dobrou durante os anos de 1990 a 2019, saindo dos 650 milhões e chegando há 1,3 bilhão. Metade da população mundial não tem conhecimento sobre sua condição.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas costumam aparecer quando a pressão já se encontra alta, podendo ocasionar dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

O diagnóstico, principalmente preventivo, pode auxiliar para evitar casos mais graves da doença. Pessoas acima dos 20 anos, devem medir sua pressão pelo menos uma vez por ano. Caso exista na família pessoas que sofram de pressão alta, a medição sobe para duas vezes ao ano.

Tratamento

A hipertensão é uma doença que não tem cura, mas é possível conviver com ela e principalmente controlar. O tratamento ideal varia conforme o caso e um médico deverá ser consultado para maiores orientações.

Mantenha o cuidado com a sua saúde em dia e marque agora mesmo uma consulta pelo telefone: (41) 3632-1481.