Varizes são veias que aumentam de tamanho e podem ficar muito visíveis na pele, em tom entre o roxo e o azul. Aparecem, em geral, nas pernas e pés. Talvez você, ou alguém que conhece, já as tenha tido. Mas sabe por que elas aparecem?
Como elas se formam?
O normal é que nossas veias transportem o sangue em apenas um sentido. Porém, em alguns casos, elas não conseguem evitar o refluxo. Daí, o sangue se acumula e as veias se dilatam. Surgem então as varizes.
Possíveis causas
O histórico familiar é a principal causa de varizes. Uma pessoa com um parente próximo que tende a ter essas formações acaba herdando a tendência. Vale destacar também que elas são mais comuns em mulheres e pessoas com mais de 30 anos.
Além disso, as principais causas de varizes são:
- uso frequente de calçados que não servem;
- falta de exercícios físicos;
- ficar por muito tempo sentado, ou em pé e sem sair do lugar;
- uso de hormônios, como anticoncepcionais e reposição hormonal;
- vício de fumar;
- excesso de peso;
- gravidez.
Incômodos causados
Além das veias visíveis, as varizes podem causar:
- sensação de pernas pesadas ou ardendo;
- inchaço nas pernas, sobretudo na região do tornozelo, que piora no fim do dia;
- dores que lembram queimação ou cansaço.
Como cuidar delas?
As varizes não têm cura, pois não se conhecem as causas específicas de seu surgimento. Sendo assim, é possível eliminá-las, mas não tratar sua origem e evitar que elas surjam novamente. Assim, opta-se por um tratamento que envolve o acompanhamento médico e a adoção de práticas saudáveis que evitam o surgimento delas.
Há várias formas de tratamento para varizes. Entre elas:
- substâncias químicas: a escleroterapia química se faz com injeção de certas substâncias químicas. Elas têm por objetivo entupir as veias varicosas, levando o sangue para veias saudáveis. Usa-se essa técnica em varizes menores.
- laser: um de seus usos é na escleroterapia, em vasos superficiais. A veia afetada se destrói e o sangue se desloca para outro vaso. Há também o laser endovenoso, para veias safenas. Insere-se uma fibra óptica na veia atingida e se dispara o laser através dela. Assim, o vaso se fecha e o corpo o absorve.
- cirurgia: retiram-se as veias afetadas. Isso pode ser feito em varizes de diferentes tamanhos, sem alterar a circulação do sangue. É uma opção para casos de doença venosa crônica, assintomática ou com sintomas mais graves, como dores e manchas.
Previna-se!
Várias atitudes e mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitar varizes. Algumas delas:
- Não fique de pé ou sentado por muito tempo.
- Faça exercícios físicos regularmente.
- Mantenha seu peso sob controle.
- Tenha uma alimentação saudável.
- Evite anticoncepcionais, ou consulte seu médico antes de usá-los.
- Fuja do fumo.
- Use meias de compressão, especialmente se estiver grávida. Antes disso, veja o que seu médico vai indicar.
A Santa Casa de Piên conta com o serviço de Vascular. Venha tirar suas dúvidas com a gente!
Marque sua consulta. Ligue (41) 3632-1481, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.
Fontes de referência: VivaBem, Brasil Escola, VascularSP, Spaço Vascular