É provável que você já tenha comido ou bebido algo com canela. Talvez um bolo, biscoito, fruta, chá, até uma bala ou chiclete. São muitas as opções. Mas você sabia que essa especiaria traz uma série de vantagens para nossa saúde? Fique com a gente e conheça alguns benefícios da canela.
Ela vem de cascas de árvores, em especial as do gênero Cinnamomum. As formas mais encontradas são a canela em pau e em pó.
Controle do diabetes
A canela tem antioxidantes que melhoram a função do hormônio insulina. Dessa forma, ajuda a processar o açúcar no sangue e previne o surgimento do diabetes.
Perda de peso
Há um composto orgânico na canela que aumenta o metabolismo. Por isso, ela pode tornar mais fácil queimar o excesso de gordura e assim favorecer a perda de peso.
E tem mais: o mesmo composto é responsável pelo sabor adocicado da canela. Isso faz dela uma alternativa menos calórica ao açúcar.
Prevenção de doenças cardiovasculares
Os antioxidantes da canela ajudam a diminuir os níveis do LDL, o chamado colesterol ruim, e os triglicerídeos. Assim, evitam que apareçam placas de gordura no coração, as quais levariam a doenças como infarto e AVC.
Aumento das defesas do corpo
Outro benefício da canela é que ela fortalece nosso sistema de defesa. Seus compostos antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam a preparar o sistema imune para combater males como gripes e resfriados.
Formas de consumo
De modo geral, o ideal é consumir até 6 gramas de canela por dia. Lembre-se: para garantir os benefícios, é necessário manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas. E não basta ser nutritivo, tem que ser gostoso também, não é?
É possível usá-la de diversas formas. Entre elas, chá, mingaus, bolos, saladas de frutas, café e até como tempero de carne ou arroz.
Adoce sua vida saudável!
Fontes de referência: Tua Saúde, Sophie Deram, BD