A artrose é uma doença das articulações que causa várias dores pelo corpo. Ganhou destaque no mundo dos famosos após a morte do ator Robbie Coltrane, da franquia “Harry Potter”. Ele tinha essa doença e contou que sofria muito com as dores. Mas, afinal, por que a artrose incomoda? Vamos ver essa e outras informações gerais.
O que é artrose?
Trata-se de uma doença que atinge as cartilagens, tecidos que protegem as articulações. Ela gera um desgaste nesses tecidos, aumentando o atrito entre os ossos. É desse atrito que vêm as dores que tanto incomodam, diminuindo a qualidade de vida. As principais partes atingidas são os joelhos, quadris, mãos e coluna.
Sintomas além da dor
A queixa mais comum é o desconforto causado pelas dores, que atrapalha muito a vida diária. Com o tempo, a dor aumenta aos poucos, e aparecem também inchaços e inflamações.
Além disso, muitas vezes as articulações endurecem e quase não se movem. Daí, podem vir quedas e falta de movimento.
Vejamos exemplos práticos. Se uma pessoa tiver artrose no joelho, tende a reclamar de dores mais fortes no fim do dia. Pode também ficar difícil subir uma escada, levantar-se de uma cadeira e até caminhar.
Já se a doença for nas mãos, a dor pode aparecer depois de um trabalho manual, como culinária ou artesanato. Por fim, em alguns casos, podem ocorrer estalos nos joelhos e quadris.
De onde vem a doença?
A artrose é consequência natural do envelhecimento, o que faz com que este seja sua causa principal. Porém, existem várias outras causas, tais como:
- atividades que podem gerar sobrecarga nas articulações;
- esportes que envolvem muito movimento, como o futebol e o tênis;
- atos comuns, mas que exigem movimentos repetidos, como ajoelhar e levantar;
- traumas, como quedas, torções ou pancadas;
- obesidade;
- histórico familiar.
O tratamento
Não existe hoje uma cura para a artrose. Mas são várias as opções para aliviar os sintomas. É fundamental descobrir e tratar a doença o quanto antes, pois isso
Em geral, o tratamento é por meio de remédios, como analgésicos e anti-inflamatórios. Durante a fase inicial, outra aliada é a artroscopia. Essa técnica cirúrgica permite tratar lesões e remover fragmentos de cartilagem que geram incômodo.
Mas nada faz tanta diferença quanto hábitos saudáveis. Por exemplo, se a causa for obesidade, a dica é procurar perder cerca de 10% do peso.
Com relação aos exercícios, é melhor escolher aqueles de menor impacto, como caminhar e nadar. Não se esqueça: a orientação profissional é sempre bem-vinda.
Na Santa Casa de Piên, contamos com o serviço de Ortopedia. Tire suas dúvidas com a gente!
Marque sua consulta. Ligue (41) 3632-1481 ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.
Fontes de referência: VivaBem, Hospital Israelita Albert Einstein, Drauzio Varella, hcor