Boa parte das emergências por doenças do coração e vasos sanguíneos tem relação com a hipertensão. Ao menos é o que mostra um estudo feito nos EUA de 2016 a 2018.

Os autores da pesquisa avaliaram 20 milhões de emergências por 15 doenças cardiovasculares. Entre elas, além da hipertensão, infartos, derrames e arritmias. O resultado foi que a hipertensão era responsável por 30% das procuras pelo pronto-socorro.

Hipertensão é risco modificável

Podemos dividir os riscos cardiovasculares em modificáveis e não modificáveis. Entre os não modificáveis, estão a idade, o sexo e a herança genética.

A hipertensão está entre aqueles que podemos mudar. Outros deles são a vida sedentária, obesidade, estresse, colesterol e os níveis de açúcar e gordura no sangue. São aqueles que é possível prevenir ou evitar que surjam.

Ou seja, os números do estudo americano poderiam muito bem ser diferentes. E no Brasil também: as doenças cardiovasculares são as que mais matam no país, representando 30% de todas as mortes.

Informações gerais sobre hipertensão

Hipertensão é a pressão alta do sangue nas paredes das artérias. Na prática, os sinais de alerta são tonturas e dores na cabeça e no peito. Mas esses sintomas, em geral, só aparecem em fases mais avançadas ou quando há aumento exagerado da pressão.

Pode se considerar hipertensa a pessoa com a pressão maior ou igual a 14 por 9, estando em repouso. Esse número pode diminuir quando se está dormindo ou relaxando. Pode também aumentar com exercícios físicos, em lugares agitados ou situações estressantes.

Trata-se de uma doença sem cura. Portanto, o objetivo do tratamento é controlar a pressão e não deixá-la aumentar demais.

Tudo começa com mudanças no estilo de vida. É importante fazer exercícios físicos, diminuir o sal, não exagerar no álcool, controlar o estresse e o peso. Se nada funcionar, é hora de começar com os remédios.

Na Santa Casa de Piên, contamos com os serviços de Cardiologia e Vascular. Tire suas dúvidas com a gente.

Marque sua consulta. Ligue (41) 3632-1481, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Rua Natal, 334, Centro, Piên-PR.

Fontes de referência: VivaBem, Unicardio, Drauzio Varella, Secretaria de Saúde do Ceará