Ao fazer musculação, é natural que muitas pessoas deixem de lado os exercícios para as pernas. Uma possível razão é que as pernas demoram demais a se desenvolver.

Mas, você sabia que treinar as pernas traz uma série de benefícios? Vamos ver algumas dicas que podem motivá-lo e também opções de exercícios.

O papel das pernas

Nossas pernas são muito importantes, especialmente para nossa locomoção. Elas nos ajudam a carregar o peso do nosso corpo. Se não treinadas, podemos ter problemas de postura, de movimento e até dores na coluna. Logo, é importante que as elas se desenvolvam igualmente aos braços, peito e costas. Isso ocorre através dos exercícios para as pernas.

Vantagens do treino de perna

  • Ajuda a emagrecer: treinar os músculos das pernas gera um alto gasto de calorias e acelera o metabolismo. Afinal, para se recuperar do treino, é necessário muita energia.
  • Aumenta os hormônios: entre eles, cortisol, testosterona e GH. O cortisol ajuda na resposta ao estresse e aumenta o metabolismo da gordura. A testosterona atua na construção de músculos e na reparação de proteínas musculares danificadas. E o GH é o chamado hormônio do crescimento. Faz os músculos crescerem, melhora as defesas do corpo e ajuda também a processar a gordura.
  • Evita dores: os músculos das pernas ajudam a sustentar a lombar, o que evita dores na coluna. Além disso, pernas treinadas estão preparadas para atividades como futebol, ciclismo e corrida de rua.

Opções de treino

Existem vários tipos de treino. Cada um traz vantagens a diversas partes das pernas.

O agachamento exercita principalmente os quadríceps, na parte da frente. O stiff, feito com pesos, é ótimo para os músculos de trás das coxas. A elevação do quadril trabalha também a parte traseira das pernas. O afundo, com ou sem pesos, atua tanto na frente quanto atrás dos membros. A elevação de gêmeos é um exercício para as panturrilhas. E o treino de cadeira pode servir para evitar o acúmulo de gordura ou modelar a lateral das coxas.

Procure uma academia ou um profissional de educação física. Veja qual o melhor treino e a melhor forma de fazê-lo.

Firmeza na perna!

Fontes de referência: VivaBem (1) (2), O Tempo, Gympass