Se você tem ou conhece alguém que tem pressão alta (hipertensão), deve saber dos cuidados necessários ao escolher os alimentos. Há alguns que merecem um cuidado especial. Não é preciso cortá-los, apenas buscar outras versões e formas de consumo. Vamos ver quais são.

Comida de restaurante

Pesquisas sugerem que a maior parte do sódio consumido nos Estados Unidos vem de alimentos embalados e restaurantes. É provável que seja assim também no Brasil.

Se for a um restaurante, escolha comidas com baixo teor de sódio, ou peça ao chef uma refeição sem sal. Tente sabores diferentes, como temperar peixes e vegetais com suco de limão. Lembre-se: a maioria dos adultos não deve consumir mais de uma colher de chá de sódio (2.300 miligramas) por dia.

Refeições prontas congeladas

Sabe aqueles pratos que “já vêm prontos, é só aquecer”? Sim, eles têm a vantagem de poupá-lo do trabalho de comprar todos os ingredientes, cortar, cozinhar etc. O problema é que são ricos em sódio. Logo, se não quer evitá-los totalmente, procure opções com 600 ou menos miligramas de sódio. Desta forma, a principal dica é conferir a tabela nutricional na embalagem.

Salgados

Biscoitos salgados, batatas fritas e pipocas costumam ter alto nível de sódio. É bom trocá-los por nozes ou sementes. Você pode fazer batatas fritas em casa, sem sódio ou com baixo teor dele.

Conservas

Alimentos em conserva, como picles, azeitonas e chucrutes têm em geral muito sódio. Tente consumi-los de forma moderada.

Se vai fazer uma marinada, você pode vinagres, suco de abacaxi ou de alguma fruta cítrica (laranja, lima, limão). São opções com menos sódio que dão um sabor azedo à comida.

Pães

Mesmo não sendo muito salgado, o pão tem bastante sódio. Se quer preparar um sanduíche, use pão integral, muffin ou tortilha. Outra opção é fazer um sanduíche aberto, só com uma fatia de pão, como um canapé.

Sopas

As sopas em pó costumam ser grandes fontes de sódio. Confira o nível na tabela nutricional. Ou faça você mesmo sua própria sopa, temperando-a com ervas e/ou especiarias.

Molho e suco de tomate

Novamente, vale verificar o nível de sódio nas informações nutricionais. 3/4 de xícara de suco de tomate em lata contêm 660 miligramas de sódio. Você também pode fazer o próprio molho em casa.

Carnes processadas

Cerca de seis fatias finas de carne usada em lanche normalmente têm pelo menos 750 miligramas de sódio. Bacon, salsicha e carnes em lata possuem também um alto nível. Carnes de porco, como a costela, são outras a se evitar. Prefira peixes, frango e carnes magras.

Pizzas

Para diminuir o sódio, peça uma pizza pequena e evite borda recheada. Prefira uma com vegetais e borda fina.

Bebidas alcoólicas

O álcool aumenta as chances de se ter pressão alta. Assim, o recomendado é duas doses por dia, para homens, e uma por dia, para mulheres. Uma dose padrão, com 10 gramas de álcool, equivale a 1 lata de cerveja, 1 taça de vinho ou 1 shot de destilado. Mesmo no caso do vinho tinto, considerado bom para o coração, deve haver um limite no consumo.

Queijos

Entre as opções com menos sódio, estão o queijo suíço, o de cabra, a ricota e a muçarela fresca. Já os mais duros e processados, como o provolone, o gouda e o cottage, têm um teor mais alto.

Condimentos

A lista de alimentos ricos em sódio não para: temos os molhos prontos como o ketchup, o shoyu e os molhos para salada. Procure alternativas com quantidade menor do mineral. Mais uma vez, você pode usar vinagre ou suco de limão.

Viu só como não é difícil mudar seus hábitos alimentares? Pode começar hoje mesmo.

Fonte de referência: Dr. Jairo Bouer