O corticoide em suas variações são formas artificiais dos hormônios produzidos nos rins, a partir do colesterol. Mas por que os usamos?
Eles têm como função principal diminuir inflamações, mas também podem ter papel nas defesas do corpo. Podem servir para tratar diversas doenças. Entre elas, lúpus, anemia, picadas de insetos, inflamações nos ossos e até a covid-19, na forma mais grave.
Não use corticoide por muito tempo
É muito perigoso usar corticoides por muito tempo. Isso é por causa dos graves efeitos colaterais. Alguns deles são: fraqueza nos ossos, catarata, glaucoma, distúrbios mentais, doenças do coração e problemas na pele. Crianças e adolescentes podem ter também alterações no crescimento.
Por isso, a regra é usá-los pelo menor tempo possível, a menos que suas condições de saúde exijam um tratamento mais longo. Se for o caso, o médico ou farmacêutico deverá acompanhá-lo e observar suas condições gerais. No fim do tratamento, a suspensão deve ser aos poucos, para evitar problemas nos rins.
Como usar corticoide?
Perceba que os corticoides se apresentam em diversas formas:
- Tópicos: cremes, pomadas, gel ou loções. Indicados para alergias ou doenças na pele, como dermatite, urticária e eczema.
- Orais: comprimidos ou soluções. Para doenças hormonais, dos ossos, músculos, pele, olhos, respiração, sangue etc.
- Injetáveis: para alterações nos ossos, músculos ou pele, alergias, cânceres.
- Inalatórios: para alergias respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
- Spray nasal: indicado para rinite e nariz entupido.
- Colírio: para tratar problemas nos olhos, como a conjuntivite. Reduz a inflamação, irritação e vermelhidão.
Veja qual seu médico ou farmacêutico lhe indicará, bem como a medida e o tempo limite.
Não pare o tratamento por conta própria. Interrompê-lo a qualquer momento pode prejudicar a produção do hormônio cortisol. Isso leva a sintomas como cansaço, fraqueza, enjoo e vômito.
Cuidado com outros remédios que usa ou usou
Se está usando algum outro remédio, ou estava nos últimos tempos, e vai usar corticoide, informe seu médico ou farmacêutico. Alguns remédios, como antivirais e Aspirina, podem diminuir ou aumentar o efeito dos corticoides.
Quem não pode usar nunca?
Algumas pessoas não podem usar corticoides de jeito nenhum, como aquelas que têm alergia a eles ou a algum componente. Outras condições que impedem o uso da substância incluem osteoporose, diabetes, glaucoma e catapora.
O remédio funciona melhor se vier com uma boa dose de informação.
Fonte de referência: VivaBem, Clínica Croce